Será que existe uma existência assim? Sim, porque, de uma forma ou de outra, todos enfrentamos nossos entraves no decorrer da experiência humana; sejam eles de ordem física, sentimental, econômica, social, não importa. O fato é que a grande maioria de nós precisa desenrolar um dobrado para superar os obstáculos que o dia-a-dia e a própria vida se encarrega de colocar no nosso caminho.
Há algum tempo li o livro "Uma Vida sem Limites", de Nick Vujicic. Quem desconhece sua história, deve imaginar qualquer outra coisa, menos que se trata do relato das experiências que ele, autor, vem vivenciando ao longo dos seus 29 anos de uma existência marcada por limites decorrentes de uma "deficiência" física. E, cá para nós, não são quaisquer limites, não.
Você já imaginou como seria sua vida se você tivesse nascido sem os membros superiores e inferiores, ou seja, sem seus braços e pernas? Pois é! Assim nasceu Nick. Como o primeiro filho de um casal protestante, um pai contador e uma mãe enfermeira, ele revela que foi muito difícil para ambos - mas, para a sua mãe principalmente - o lidar com o fato de terem gerado um filho com tamanhas "complicações".
Vocês estão estranhando o uso de tantas aspas e do itálico em algumas palavras, né? Deixa ver se consigo explicar...
Quando falei sobre o Nick experimentar uma deficiência física, logo me ocorreu o pensamento de quê tipo de deficiência realmente a gente tá falando. Por tudo o que li no livro, por tudo o que já vi sobre ele na internet, não consigo enxergá-lo como alguém que se enquadre no conceito dessa palavra. Basta observarmos seus feitos, suas realizações, que essa concepção vai por água a baixo!
Desde que tomei conhecimento da existência e do trabalho de Nick Vujicic (e isso já faz uns cinco anos), me pego pensando no imenso potencial de força, coragem e determinação que ele tem, mas que também todos trazemos dentro de nós. Sim, uma vez que apesar de todos os momentos difíceis e dos obstáculos que ele vivência e tem de superar a cada dia, Nick nos dá uma incrível demonstração do papel que todos podemos desempenhar se quisermos contribuir para o benefício e a felicidade do próximo e/ou do mundo de uma forma geral.
Viajando pelo mundo e fazendo conferências para milhares de pessoas, seja em igrejas ou escolas, esse cara fala de alegria e da imensa sabedoria que rege nossas vidas. Nick nos propõe a refletir sobre os planos de Deus para cada um de nós, fazendo-nos compreender que cabe somente a nós mesmos a escolha sobre os caminhos que percorremos na vida.
"Se você não está onde queria estar (...) o mais provável é que a razão resida não à sua volta, mas dentro de você. Assuma a responsabilidade e, depois, aja. Primeiro deve acreditar em si mesmo e no seu valor. Não pode esperar que os outros descubram seu esconderijo. Não pode ficar parado esperando que aconteça um milagre (...). Você deve pensar em si mesmo como uma colher de pau, e o mundo é o seu caldeirão. Mexa a colher. Coragem!!!"**
Bom, depois das palavras do próprio, não há mais nada a ser dito por esta que se atreve a escrever sobre o assunto que - ela acredita - fala tão alto para cada um de nós. Nick Vujicic é um exemplo sim, mas não pela sua condição física nessa presente existência, mas pela forma corajosa que ele a vivencia. Pela demonstração de força, trabalho e fé! Assim, o que desejo é que possamos ter semelhante fé, coragem, amor e dedicação... Que o Bom Deus nos abençoe, muita paz!!
****
*Título e **trecho do livro "Uma Vida Sem Limites".
PS: Escrevi esse texto primeiramente no blog do GECX. Isso já há alguns meses. Mas, hoje, tido como o dia internacional da pessoa com deficiência, resolvi reescrevê-lo e trazê-lo para cá, também. Sei que talvez essa seja uma data necessária para lembrar uma sociedade que insiste em esquecer do óbvio. Só quero registrar aqui a minha torcida para que chegue logo o dia em que, finalmente, consigamos nos enxergar como seres humanos simplesmente. Sem nenhum tipo de rótulo! :)
3 comentários:
Minina, me apaixonei... Duplamente diga-se de passagem...
Primeiro pelo Nick, agora fikei curiossima e já estou aki procurando na net sobre ele...
E depois pela sua forma de escrever... Prometa-nos uma coisa: CHEGA DE BLOG PRIVADO... Vc tem que colocar tudo isso que tá aí dentro de você para fora, e compartilhar #SUCESSO #VireiSuaFã já!!!
Beijão ANinha
Oi, Aninha!!!
Nick é fantástico, né? Sou fã dele!!!
Obrigada pelo incentivo e o carinho, tá? E, pode deixar, esse blog aqui vai ser sempre aberto! Beijo grande!!
eu ameeeeeeeeeei sua sensibilidade......
Postar um comentário