Hoje não se falou sobre outra coisa. A polêmica do vestido tá rendendo na internet e em tudo o que é rede social. Azul e preto? Branco e dourado? Há quem brigue afirmando ser uma ou outra cor, mas o fato é que a confusão de cores e o conflito de opiniões me fez pensar em algo muito mais complexo - pelo menos na minha opinião: o ato de confiar no outro. É que depositar confiança em alguém nos torna vulneráveis e isso é, e talvez sempre tenha sido, se dispor a correr riscos. Mas, se a gente não pode confiar nem naquilo que vemos (levando em conta o caso do vestido), como saberemos se e quando confiar no que diz respeito a outra pessoa?
Eu não tenho uma resposta para essa pergunta, só sinto que confiança é feito semente que o outro rega para fazer crescer em nós. A gente oferece o terreno mas é a atitude alheia que determinará se a árvore da confiança vai criar raízes ou não, dar bons frutos ou não. Muitas vezes nosso terreno é fertil demais, e qualquer sementinha cresce, mesmo aquelas que fazem nascer ervas daninhas. E é aqui que mora o perigo, afinal, quem nunca confiou em quem não devia atire a primeira pedra. Sim, todos já passamos por uma ou outra decepção nessa vida, e lidar com isso não é muito fácil. Eu mesma já confiei em amizades que não eram tão amigas assim, já acreditei em pessoas que não eram tão legais como pareceram inicialmente, e por causa disso já senti o gosto amargo da decepção.
Apesar de tudo, porém, apesar de não ter a resposta para a pergunta do início desse post, nada me impede de manter o meu terreno fértil, sabe? Nada conseguiu me fazer desacreditar... Com o tempo estou tentando aprender a separar as sementes, a observar de que modo elas caem dentro de mim. E embora separar o joio do trigo não esteja sendo nada fácil, sei que vai valer a pena no final. Não vou, por causa de qualquer decepção, me fechar para o mundo, não mais. Li outro dia um texto atribuído a Aristóteles que reflete muito bem o que eu sinto hoje, agora, nesse momento: "Talvez eu seja enganado inúmeras vezes. Mas não deixarei de acreditar que em algum lugar alguém merece a minha confiança."
É isso... Que meu coração se engane, se for necessário, mas que ele não perca nunca a capacidade de acreditar, confiar e viver!
8 comentários:
Uau!!! Que texto lindo Malu! Não pensei mesmo que a história do vestido fosse ganhar tantos Clics... heheh mas aqui no seu blog ele merece clics e mais clics!!!
Pensar sobre este lado da vida é considerar que estamos sempre como aquele equilibrista que mencionei lá no meu texto. =)
Adorei moça!!! <3 <3
ops! Já ia me esquecendo... Amei o lay Essas nuvens são demais!!! Está um amor seu blog! =D
Verdade... eu também já me decepcionei muito por confiar demais, confesso que hoje eu me tornei uma pessoa mais desconfiada,as vezes até um pouco difícil ( é eu sei, um defeito), mas não deixei de desacreditar também , hoje estou apenas mais cuidadosa. Belo texto! Bjs!
Hey, Van! É exatamente como o tal equilibrista e, naturalmente, que o estar nessa posição nos traz um pouco de medo. Todavia, se a gente mantiver a Fê e a Esperança no coração, tudo dará certo no final! É realmente nisso que eu acredito!!!
Obrigada pela visita e pelo carinho de sempre!!! ♥ Beijinhos!
Regina, eu entendo o seu "mais cuidadosa" como aquele medo que o gato escaldado tem da água fria. Eu também sou um tanto assim, àsvezesquasesempre, mas também tenho um lado insistente, que como a menina descrita por Caio F. "insiste em acreditar outra vez". :)
Que nossa forma de viver nos leve à felicidade, é o meu desejo, então, pra você e pra mim!
Beijos, e obrigada!
Parabéns pelo Dia Internacional de Mulher.
Ser mulher é conhecer a vida por um lado marcado com muitas especialidades:
. é conhecer a vida como um milagre que se forma em seu ventre!
. é conhecer a vida como um desenvolvimento que acontece aos seus cuidados.
. é conhecer a vida pelo lado de uma suposta fragilidade que não se aplica a quase nada de sua realidade diária, cheia de momentos em que somente a força, a coragem e a luta podem levar a bom termo.
. é conhecer a vida pelo lado do amor incondicional.
.é conhecer a vida pelo lado do coração.
. é conhecer a vida pelo lado da superação.
A lista seria longa. Quase interminável! Por isso, resumo dando a ti e a todas as mulheres que por aqui passam os parabéns por tudo que são, fazem e representam.
A mulher é a primeira tanto das belezas quanto das virtudes do mundo.
Beijossssssss
Volto para comentar.
Grata, Lucas! Pela lembrança e pelo carinho! :)
Beijos!
Boa tarde, moço! Bem-vindo ao blog! :)
Não tenho o que desculpar, já que você falou de outra forma, com outras palavras, tudo o que coloquei - ou pelo menos tentei colocar - no post acima. Concordo, portanto, e em tudo contigo, principalmente no que você disse a respeito sobre estarmos com a consciência limpa, pois acredito que a dor de um coração abalado pela decepção é infinitamente menor que a causada por uma consciência pesada. Pena é que muita gente ainda ñ saiba disso...
Obrigada pela visita!
Postar um comentário